Plantas medicinais mais vendidas no municipio de sao luis
CARNEIRO, Bruno Santos¹; GOMES, Amora Fernanda Mendes ¹; RÊGO, Terezinha de Jesus Almeida Silva².
¹Acadêmicos de Farmácia. Programa de Extensão de Fitoterapia - UFMA
² Profa. Dra. Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo. Coordenadora do Programa de Extensão de Fitoterapia - UFMA
*Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão.
INTRODUÇÃO
No Brasil há crescente interesse e busca pela medicina tradicional e pela Fitoterapia (Almeida 2003) que ocorre devido à vigente carência de recursos dos órgãos públicos de saúde e incessantes aumentos de preços nos medicamentos alopáticos, bem como dos efeitos colaterais apresentados por alguns destes medicamentos (Parente & Rosa 2001). Segundo Martin (1995), estudos detalhados sobre os recursos biológicos vendidos em mercados locais são fundamentais para uma pesquisa econômica completa, pois muitas plantas úteis apresentam valor estritamente regional que só pode ser descoberto a partir de conversas diretas com os produtores, consumidores e vendedores (AZEVEDO & FONSECA-KRUEL, 2007).
OBJETIVO
O presente estudo teve como objetivos, identificar as plantas medicinais vendidas em bancas do Município de São Luís; verificando as suas respectivas indicações terapêuticas.
METODOLOGIA
Foi aplicado um questionário aos proprietários de cinco bancas de ervas medicinais cadastradas pela Prefeitura de São Luís. A técnica de listagem livre foi utilizada para cada informante que citou as dez plantas mais vendidas possibilitando a obtenção de informações detalhadas sobre as espécies, como principais indicações terapêuticas.
CONCLUSÃO
As Plantas da família Moraceae, Morus nigra L. (Amora), com indicação terapêutica para reposição hormonal, Sorocea guilleminiana (espinheira-santa) e Ximenia americana (Oleaceae) a ameixa, indicadas para o tratamento de gastrite foram as mais vendidas no período de um ano, seguidas de Pau tenente