Planta de residencia
O outro lado da Mesa
1. Quais eram as competências de Sérgio, antigo chefe e antecessor de Humberto? Faça uma avaliação de suas competências como administrador, destacando seus eventuais pontos fracos.
1.1 Planejamentos / Comprometimento com o ciclo gerencial / Instrução profissional. A especificação das respostas que ele como supervisor precisa saber (de uma maneira crua): n° de visitas feitas por dia, a taxa de vendas efetuadas em relação ao total de visitas e outros. Instruções de como fazer para obter melhores resultados individuas o que acarretava melhorias da equipe. Bem como a previa marcação de novas reuniões para resposta de pendências. Tais atitudes tornavam o Sergio um gerente Eficiente e Eficaz, já que sua equipe produzia resultados satisfatórios para a Diretoria. Diretoria esta preocupada em obter lucros e mais lucros (esta situação esta implícita quando no caso de Humberto eles começam a associar a queda de produtividade ao novo gerenciamento deixando “clara” a busca de resultados)
Porém faltava a Sergio a preocupação com o SEU PESSOAL, com ações que buscassem o lado humano de toda relação profissional. Faltava a ele a idéia de LIDER SERVIDOR, tão difundida no livro “O monge e o executivo”, e já falada pelo professor.
Resumo
Atitudes organizacionais e gerenciais (dentro do ponto de vista da obtenção de resultados) ele possuía bem, tanto que foi promovido, porém faltou a ele à sensibilidade de desenvolver o espírito de Líder Servidor, mantendo com seus subordinados o mínimo de relacionamento pessoal. E também a responsabilidade de passar ao seu sucessor as informações básicas para o cargo (situação que discutiremos na segunda questão)
2. Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
Deve vir como unanimidade à certeza do TREINAMENTO. Independente de seu sucessor possuir ou não conhecimento sobre a empresa, os produtos é de sua responsabilidade repassar o mínimo de