persas
A identidade persa - pelo menos em termoslinguísticos - remonta aos arianos indo-europeus, que teriam chegado a partes doGrande Irã por volta de 2000 - 1500 a.C.. Ao redor de 550 a.C., a partir da província deFars, no Irã, os antigos persas espalharam sua língua e cultura a outras partes doplanalto iraniano através da conquista, bem como assimilaram os povos iranianos e não-iranianos locais ao longo do tempo. Este processo de assimilação continuou diante das invasões dos gregos, árabes, mongóis eturcomanos, e perdurou ao longo dos tempos islâmicos.
Diversos dialetos e identidades regionais emergiram com o tempo, enquanto uma orientação distintamente persa se manifestou integralmente no Irã e no Afeganistão noséculo XX, espelhando desenvolvimentos paralelos que haviam ocorrido na Turquia pós-otomana (Revolução dos Jovens Turcos), no Mundo Árabe (nacionalismo árabe) e na Europa. Com a desintegração dos últimos impérios persas das dinastias Afshárida eQajar, o Afeganistão, juntamente com os territórios do Cáucaso (Azerbaijão) e daÁsia Central (Tajiquistão) tornaram-se independentes do Irã ou foram incorporados aoImpério Russo.
Os povos persas formam um conjunto eclético de grupos que tem a língua persa como principal legado em comum. Diversas populações da Ásia Central, como oshazaras, apresentam traços de ancestralidade mongol, enquanto os persas ao longo da fronteira com o Iraque têm ligações com a cultura xiita árabe daquele país. Dialetosregionais falados pelos tajiques no Afeganistão mostram afinidades antigas com os dialetos falados no Corassão e noTabaristão. Como o persa foi por muito tempo a lingua