Planta de Protetores Solares
Florianópolis, SC, Brasil, 21-23, Outubro, 2012
A METACRIATIVIDADE NO DESIGN: UM PANORAMA DA INOVAÇÃO RADICAL NO
BRASIL
ROSANE BADAN1, EDOARDO BIANCO2
1
Universidade Federal de Goiás, Rosane Costa Badan, rosanebadan@gmail.com
2
Università di Bari, Edoardo Bianco, edoardo.bianco@gmail.com
Resumo: Tendo por base algumas experiências de designers brasileiros e de empresas internacionais, o objetivo do paper é apresentar o Design-Driven Innovation como uma estratégia radical metacriativa capaz de redefinir os significados dominantes no setor onde atua antes que a concorrência o faça, guiando, assim, a competição de mercado. Nas últimas décadas, pesquisas indicam que a inovação radical, mesmo sendo arriscada, é uma das maiores fontes de vantagem competitiva a longo prazo. Além disso, essas mesmas pesquisas demonstram que as pessoas não compram produtos, mas significados: os indivíduos usam as coisas tanto por motivos profundamente emotivos, psicológicos e socioculturais quanto práticos. Talvez, seja esse o tipo de contribuição que as empresas metacriativas possam dar ao desenvolvimento civil da sociedade dos consumos: criar objetos e ambientes que tragam com si uma migalha de transcendência para ajudar o ser humano a decifrar melhor o mundo onde vive.
creating objects and environments able to bring with themselves, a bit of transcendence in order to help human beings to better decipher their world.
Palavras-Chave: Design-Driven Innovation, User-Centered
Design, metacriatividade, inovação incremental, inovação radical. O design não corresponde a uma disciplina codificada, mas a uma atividade que evoluiu no tempo através de uma história muito antiga. Conforme esclarece o designer e arquiteto italiano Andrea Branzi (2007), essa atividade possui uma autonomia própria determinada não somente pelas práticas da vida cotidiana e da