Plano Releven
4773 palavras
20 páginas
PLANO DE MARKETING PARA MEDICAMENTO ANALGÉSICO NÃO ESTERÓIDE DE VENDA LIVRE NO BRASILFlorianópolis, abril de 2014
RESUMO EXECUTIVO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO
AMBIENTE INTERNO
Estratégia e desempenho de marketing atual
Recursos organizacionais atuais e antecipados
AMBIENTE EXTERNO
Concorrentes
O mercado de analgésicos não esteroides, AINES, é uma área com grandes empresas participantes e um número extremamente elevado de produtos no mercado. Segundo a IMS Health, hoje, o mercado brasileiro conta com mais de 380 produtos analgésicos registrados, embora os concorrentes diretos do Releven a apenas 13 produtos.
A Nycomed, de origem suíça, maior empresa farmacêutica fabricante de analgésicos do país, foi recentemente adquirida pela farmacêutica japonesa Takeda por um valor de 9,6 bilhões de euros. Seu principal produto, Neosaldina, possui uma fatia de mercado de 17% no país. O medicamento representa 60% das vendas de produtos vendidos sem a necessidade de prescrição médica, essa área, por sua vez, representa 45% do faturamento total da empresa no Brasil. Em 2013 o faturamento da Nycomed/Takeda no país foi de R$ 633,5 milhões.
A,estadunidense, Pfizer é outra empresa de peso no mercado de analgésicos no país, desde 2008 vem sendo comercializado pela empresa, no Brasil, o Advil, a base de ibuprofeno. O medicamento, já consolidado no mercado norte americano, foi lançado inicialmente apenas no eixo Rio-São Paulo, porém com o sucesso de vendas ele passou a ser distribuído no país inteiro. O setor de analgésicos é responsável por 14% dos 183,6 milhões faturados pela empresa em 2010.
Para ganharem destaque entre esse grande número de concorrentes, as empresas investem pesado em publicidade, mais comumente em comerciais de televisão, especialmente no horário nobre, descontos de preços e exposição maior nas farmácias e drogarias. Como o mercado encontra-se saturado, sem espaço para grandes inovações em termos de desenvolvimento de produto ,uma forma que as