Plano negócio supermercado
Apresentação
A informática é utilizada atualmente em lojas de todos os portes. Isto se deve ao fato dos equipamentos (hardwares) e dos programas (softwares) estarem mais baratos e, conseqüentemente, mais acessíveis. Os lojistas estão podendo aplicar novas tecnologias para resolver velhos problemas.
A produtividade aumenta com a Automação Comercial!
Basta olhar a sua volta: supermercados, lojas de departamento, de calçados, de confecções, entre outros exemplos, estão apresentando excelentes resultados com a utilização da informática. Porém, é importante que se faça um alerta: "automação" não é simplesmente tomar uma decisão, comprar os equipamentos e esperar os resultados de braços cruzados. A organização interna de sua loja é fator decisivo para que a automação traga os benefícios esperados. "Automatizar" é um processo que, uma vez iniciado, não termina nunca. Por isso é importante que você saiba exatamente o que esperar dele antes mesmo de começar. Outro detalhe que não pode ser esquecido é o treinamento do pessoal. De nada adianta você adquirir os equipamentos mais sofisticados se seus funcionários não souberem tirar proveito das informações passadas por estes equipamentos.
Por serem muitas as dúvidas a respeito de automação, surgiu a idéia de se fazer essa cartilha. Através desse material, tanto você quanto os demais lojistas do pequeno varejo, conhecerão um pouco mais sobre o assunto e suas aplicações.
Gostaria de agradecer ao corpo técnico da Bematech Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos S.A. (em especial os srs. Roberto Pinto Soares e Luiz Ferando Xavie) e da IBM do Brasil Ltda (em especial o sr Celso Winick).
A necessidade de automação do pequeno varejo à competitividade da empresa
A informática tem evoluído de uma maneira muito rápida; diariamente novas tecnologias surgem, substituindo as que estavam em uso. Quanto mais a informática evolui, maiores se tornam as suas aplicações.
Se você puxar um pouco