Plano Marketing Contábil
1
UM PLANO DE MARKETING PARA A CONTABILIDADE
Silvio Hiroshi
Mestrando em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP
Pesquisador da FIPECAFI - Laboratório de Contabilidade lnternacional
INTRODUÇÃO
Será que a imagem que as pessoas têm atualmente da Contabilidade é a verdadeira expressão da realidade? Este artigo discute a questão levantando a imagem atual do contador e, ao mesmo tempo, revelando a realidade que hoje cerca esta profissão. Verificar-se-á que existe uma longa distância entre estes dois pontos, e isto é analisado sob a ótica da área de Marketing.
O objetivo básico deste artigo é o de evidenciar a necessidade de mostrar ao público em geral, e por conseqüência aos potenciais usuáríos das informações contábeis, as novas realidades que vive a Contabilidade atualmente e, ao mesmo tempo, propor um caminho para que isto se concretize. A ferramenta de argumentação utilizada foi o Marketing.
O artigo começa com a identificação da imagem atual da Contabilidade e a necessidade de um posicionamento desta “marca”, por causa de sua evolução e de mudanças no seu espectro de abrangência. São, então, identificados os componentes de Marketing e é proposto um plano para a Contabilidade, reafirmando, através desta lógica, porque há a necessidade do posicionamento da “marca” Contabilidade.
A IMAGEM DA CONTABILIDADE HOJE
Quando se fala a palavra Contabilidade, qual é a imagem que vem imediatamente à cabeça? Se não for uma pessoa diretamente ligada à Contabilidade, é possível que se tenha respondido alguma coisa como:
Imposto de Renda, burocracia, papelada, balanços indecifráveis etc.
E qual a imagem criada em sua mente quando se pronuncia a palavra Contador? Seria uma pessoa de óculos, atrás de uma mesa lotada de papéis, introvertida e detalhista?
Segundo recente pesquisa realizada na FEA/USP esta imagem ainda faz parte do subconsciente coletivo do povo brasileiro, principalmente daqueles que