plano financeiro
O plano financeiro é o resultado final do plano de negócio pois apresenta em números todas as ações planejadas.
Investimentos
Investimentos fixos
Capital de giro
Investimentos pré-operacionais
Investimentos Fixos
O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada.
Capital de Giro
O capital de giro é o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. Estimativa do estoque inicial - O estoque
inicial é composto pelos materiais (matériaprima, embalagens, etc.) indispensáveis à fabricação de seus produtos ou pelas mercadorias que serão revendidas.
Caixa mínimo - É o capital de giro próprio necessário para movimentar seu negócio.
Representa o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. Corresponde a uma reserva inicial de caixa.
Investimento pré-Operacional
Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. São exemplos de investimentos préoperacionais: despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa.
Investimento Total o somatório dos:
Investimentos Fixos;
Capital de Giro;
Investimentos Pré-Operacionais.
Recursos
A partir daí, avaliar se o capital para criação da empresa será feito a partir de recursos próprios
(investimento
dos proprietários) ou de terceiros (pessoas externas ou instituições financeiras).
Estimativa de faturamento
Uma forma de estimar o quanto a empresa irá faturar por mês é multiplicar a quantidade de produtos ou serviços a serem oferecidos pelo seu preço de venda.
Estimativa de