Plano Estratégico
Comprando o terreno
O terreno é o começo de tudo, sem ele nada de obra. Assim, antes de comprá-lo é conveniente fazer um roteiro contendo localização, área a ser construída, zoneamento urbano e muitos outros detalhes. Um item importante e que deve ser observado com atenção ao escolhe o terreno são suas condições físicas.
Projeto
O ideal é que se tenha a assessoria de profissionais especializados desde o primeiro momento em que se cogitou fazer uma obra. Um corretor de confiança ajuda na escolha do terreno, um arquiteto e/ou um engenheiro também, cada um dentro de sua especialidade. Mas uma vez estando definido que construção será feita e o terreno comprado, é a hora de entrar em cena o Arquiteto. Este vai adequar o programa da obra ao terreno escolhido e ao orçamento disponível.
O Arquiteto trabalha em conjunto com o Engenheiro para detalhar o projeto, fazer os cálculos estruturais, o projeto de hidráulica e elétrica e outros planejamentos que garantem a solidez do investimento, sem falar do prazer qeu o proprietário terá em sua futura construção, ainda mais porque terá um imóvel valorizado por ter sido feito como se deve.
Compra e registro do terreno
Certidões e Garantias.
Depois de escolhido o terreno, vamos fechar o negócio? Claro! Mas não se precipite.
Para não comprar gato por lebre, é bom ter e avaliar toda a documentação referente ao terreno.
Elabore um contrato de compra e venda, e exija toda a documentação antes de concluir o negócio.
Alguns documentos:
- Informações básicas (Prefeitura);
- Informações sobre o loteamento e regras do loteamento/condomínio (Empreendedor/ Síndico);
- Nada consta, Certidões negativas (Cartório