Plano Diretor Sao Jose dos Pinhais
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LUCAS GUERRA; LUIZ GABRIEL POSTAL; RAFAEL MANFROI; FELIPE FORNASIER
PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
CURITIBA
2013
LUCAS GUERRA; LUIZ GABRIEL POSTAL; RAFAEL MANFROI; FELIPE FORNASIER
PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Trabalho apresentado à disciplina Introdução da Engenharia Civil, ministrado pelo professor Joel Kruguer, como forma de avaliação complementar da 1ª parcial.
CIDADE
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DRENAGEM 5
3 TRANSPORTES 5
4 HABITAÇÃO 6
5 TURISMO 6
6 MEIO AMBIENTE 6
7 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Por meio desse trabalho temos como objetivo mostrar sobre o plano diretor de São José dos Pinhais, colocando suas futuras perspectivas para a cidade com saneamento urbano, drenagem urbana, transportes, habitação, turismo, meio ambiente e ainda mostrar um pouco do que foi feito em 10 anos de plano diretor, sendo que no próximo ano vão renovar o mesmo.
2 DRENAGEM
Nessa parte a cidade tem bastante dificuldade com os rios que fazem parte do meio urbano. O rio Itaqui que faz divisa com Piraquara tem registrado mais de 300 estudos para o risco de enchente, trazendo muitos ricos para os moradores ao seu redor, a prefeitura está fazendo a desapropriação desses, que são cerca de 900 famílias. Obras de drenagem estão sendo feitas, mas está só no começo e tem previsão inicial de termino de 3 a 5 anos. No rio Ressaca a situação é ainda mais complicada, como a sua localização passa pelo meio da cidade as ações da prefeitura acabam sendo prejudicadas e o próprio rio também sendo utilizado para deposito de lixo da população. É o