plano deficiencia intelectual
Laurice Maria
Professora: Jeane Oliveira dos Santos
Escola Pólo: Escola Estadual São Francisco de Paula
Escola Regular: Escola Estadual São Francisco de Paula
Nome da aluna: Maristela Santos de Jesus Idade: 16 anos
Ano escolar: 3º ano
Estudo do caso Maristela Santos de Jesus:
A aluna Maristela Santos de Jesus apresenta retardo mental–moderado F-71. Ela tem16 anos e cursa pela segunda vez o 3º ano na Escola Estadual São Francisco de Paula. Maristela lê e escreve as palavras preocupando com as regras ortográficas e memoriza o que lhe é dito, principalmente nomes das pessoas. Ela forma frases simples, e às vezes sem sentido, com palavras aglutinadas, não respeita a linha determinada para escrita, usa letra bastão e não utiliza pontuação. Nas atividades relacionadas ao raciocínio lógico matemático, a aluna realiza cálculo mental com muita precisão. Na coordenação motora fina, faz recorte e colagem com muita rapidez, mas sem obedecer o limite estabelecido.
Maristela, às vezes, apresenta humor instável, tem dias que faz tudo o que lhe é proposto. Em outros momentos, se recusa a fazer, seja por sonolência ou por desejo de realizar outra atividade como: bordar, escrever, pintar etc. (materiais trazidos de casa). A professora negocia um tempo no final da aula para não atrapalhar as atividades propostas do dia. Quando troca o medicamento sente muito sono.
Não gosta de ser contrariada, reclama porque queria estudar na classe regular à tarde para não precisar acordar cedo.
Maristela é muito comunicativa, simpática e interage com todos da escola.
Avaliação em sala de aula-análise do professor
Segundo a professora, a aluna não tem sequência na realização das atividades e só faz acompanhada de alguém, auxiliar de classe ou a professora. Se estiver sozinha, ela se enrola toda e não dá conta de realizar as atividades propostas. Em matemática,