PLANO DE A O DIVINA
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINAS: EPIDEMIOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DIVINA DAS GRAÇAS DA SILVA
PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA NO
CONTROLE DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
Tutora: Larissa Fernandes de Menezes
ANÁPOLIS-GO.
2015.
INTRODUÇÃO:
Nota-se que os laboratórios e hospitais são estruturas prestadoras de serviços em saúde, e, portanto, estão constantemente envolvidos em manejo de riscos. Este é estabelecido para evitar e reduzir ao mínimo as possibilidades de acidentes ou práticas de alto risco que potencialmente podem causar dano tanto aos funcionários como aos pacientes. Sendo assim o manejo de risco deve garantir não somente um ambiente de trabalho seguro, mas também condições adequadas para que os pacientes possam se submeter aos procedimentos clínicos mais avançados e obter diagnósticos confiáveis.
A segurança laboratorial, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS), pode ser definida como sendo “um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes a estas atividades e que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
A rotina de um Laboratório de Análises Clínicas envolve exposição tanto com materiais clínicos e reagentes químicos como com potenciais agentes patogênicos concentrados em meio de cultura. Assim profissionais da área de saúde e outros trabalhadores que exercem suas atividades em laboratórios, estão sob risco de desenvolver doença por exposição a agentes infecciosos, produtos químicos tóxicos e inflamáveis, entre outros, podendo assim, transformar-se em epidemiologias.
Atualmente, com a sofisticação das novas técnicas de diagnóstico, observamos profissionais de outras áreas, tais como físicos, químicos, analistas de sistemas, etc, envolvidos em atividades com exposição a agentes infecciosos e por outro lado, microbiologistas manipulando