Plano de Trabalho
PLANO DE TRABALHO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Análise dos critérios sócioeconômicos para a seleção da área de implantação do aterro sanitário
Marlon Ruan Mendes Gomes
Salvador
06/12/2013
I. IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO
Título
Análise dos critérios socioeconômicos para a seleção da área de implantação do aterro sanitário
Aluno
Marlon Ruan Mendes Gomes
Curso de Graduação
Engenharia Ambiental e Sanitária 7° semestre
Orientador
Áreas de Conhecimento
(A área de conhecimento segundo tabela do CNPq disponível em http://www.cnpq.br/areas/tabconhecimento/index.htm)
Integração do Orientador
(Especificar. Por exemplo inserção do orientador em: Programa de Pós-graduação, Núcleo de Pesquisa, Linha de Pesquisa e Projeto da UNIFACS e/ou de outra Instituição.)
I. RESUMO DO TRABALHO
Um dos maiores problemas urbanos na atualidade é a correta disposição final dos resíduos sólidos, que vem se agravando pelo crescimento populacional e pelo incremento da produção de lixo per capita. O aterro sanitário consiste em projetos tecnicamente apropriados, quando estudado todos os critérios para a instalação em locais ambientalmente adequados.
Nesse sentido, é de suma importância a correta destinação final dos resíduos sólidos municipais para se evitar problemas de ordem sanitária e ambiental garantindo uma boa qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. O presente trabalho tem o intuito de demostrar as melhores alternativas para implantação de um aterro sanitário focando nos critérios socioeconômicos envolvidos na sua instalação.
II. INTRODUÇÃO
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305 (2010) entende resíduo sólido como material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos