Plano De Trabalho Pulseira
CONFECÇÃO DE PULSEIRA
Introdução: Como se confecciona uma peça, a partir de um metal sem forma em uma bela pulseira, e os procedimentos para um bom resultado final da mesma.
Objetivo: Demonstração sucinta das etapas de confecção de uma pulseira, os materiais, abrasivos, procedimento e obter por meio deste discussão e conclusões a respeito do trabalho realizado.
Parte experimental:
1. Materiais e reagentes: Maçarico, lingoteira de fio, cadinho médio, maçarico de bancada, acendedor, serrinha, serra, tijolo refratário, lima meia cana, pinças (pressão, ponta fina e chata), alicate, chips de metal, escova de flanela, rolinho 600 e 240, massa de polimento (verde e branca), escova de dente, pano, lubrificante, bórax, xampu, B5, rutenium, soldaron e cera de abelha.
2. Procedimento experimental:
O processo se inicia na fundição, deve-se preparar a bancada com os materiais necessários. Primeiramente, limpar e vidrificar o cadinho com uso do Bórax. Fundir o metal, e usar novamente o ác. Bórico como fundente, para remover as impurezas do metal, simultaneamente, preparar a lingoteira de fios, aquecendo e lubrificando com a cera de abelha. Despejar o metal ligeiramente na lingoteira para evitar bolhas, degraus entre outras imperfeições. Resfriar o lingote logo após retira-lo, e, caso não haja rebarba ou excessos o lingote está pronto.
A segunda etapa consiste na laminação e trefilação, inicialmente, na laminadora de fios reduzi-lo até a espessura de 3,5mm (recozer sempre que necessário), torná-lo redondo á 3mm na fieira redonda e cortar 3 cm, esse é o processo da trefilação, o qual, com auxílio da Trefila, o carrinho ajudará a puxar o fio (lubrificar sempre que necessário para que o fio não se quebre nessa etapa) comprimindo o resto, até atingir o diâmetro de 2mm.
Subseguindo, é necessário bitolar, utilizando a máquina de Bitola. Deve-se antes de tudo recozer, tornando metal mais maleável, em seguida, prender o fio na bitola de 20 mm (diâm.