Plano de Testes
A estratégia analisa as características do projeto e da solução a ser implantada, a fim de orientar os esforços de testes e validação. O plano de testes irá influenciar, inclusive, tarefas relacionadas à preparação para os testes (carga de dados, coleta de documentos, etc.).
Estratégia
Nesse projeto, os testes serão guiados pelos seguintes princípios:
Testes e validações serão realizados em todos os produtos
Os testes devem ser repetidos em caso de erro
Os testes serão executados pelos usuários chave com o acompanhamento do consultor
Os problemas encontrados devem ser registrados nos roteiros de testes para correção e repetição dos testes
Testar cada função de negócio com base nos dados previamente preparados, repetindo exaustivamente para assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
Os testes serão realizados na estação Cliente, no Servidor (RPC/ RPW) e na WEB quando necessário.
O sistema será avaliado com volumes variados na base de dados. Considerando que a eficiência dos testes está ligada ao número de registros a serem processados. Se necessário devem ser desenvolvidos programas para popular a base.
Testar o tempo médio das respostas dos programas de cadastro e funções complexas. Caso o tempo de resposta esteja diferente do desejado, registre no roteiro de testes para correção e reteste.
Executar o sistema com vários usuários acessando-o simultaneamente e verificar os problemas de tratamento das informações e acesso.
Executar o sistema nas diversas condições previstas de ambiente de campo, determinando a viabilidade de performance na prática.
O objetivo em todas as fases de testes é verificar se o sistema está apto para fins comerciais
O