CONTENÇAO DE TALUDES
Turma: Engenharia Civil B 6° período
Matéria: Materiais de Construçao I
Professor : Marcos Ribas
DIVINÓPOLIS
2013
Definindo contenção
As contenções estão presentes em grande parte das obras civis realizadas, sejam elas utilizadas em caráter provisório ou de forma definitiva, de acordo com a necessidade de cada obra, objetivando sempre sua função principal que é a de proporcionar estabilidade e segurança. Elas permitem realizar escavações em locais limitados existentes em grandes centros urbanos. São utilizadas em subsolos de edificações, estabilização de encostas, canalizações, saneamento, inalação de dutos e etc.
Obras civis costumam gerar grande impacto na geologia de um terreno e, portanto são bastante suscetíveis as leis da natureza. O solo é um material muito heterogêneo e com características que podem variar facilmente quando sob condições adversas. Chuvas, extração da vegetação, tensões externas acabam por interferir em suas propriedades e resistências, portanto as contenções não devem apenas contrapor-se aos empuxos ou tensões em terreno onde a condição de equilíbrio foi alterada, seja por uma escavação, corte ou aterro do mesmo. Elas devem controlar a água e sustentar interferências. A água por meio de bombas submersas em terrenos que apresentem certa permeabilidade ou para casos mais graves onde a água se infiltra pelo fundo ou pelas paredes utilizando sistema de rebaixamento. As interferências são todo e qualquer tipo de coberturas de valas que possibilitam o transito, utilidades subterrâneas (redes de esgoto, água, tubulações de gás e etc.) e edificações lindeiras.
Toda e qualquer modificação no terreno faz com que o mesmo se deforme para tanto se faz necessário uma re-estabilizaçao do mesmo, pois este já não conta com a vegetação cujas raízes proporcionam mais consistência ao terreno e absorvem parte da água.
A contenção pode ser descrita como sendo a introduçao de uma