Plano de negócios
Aluna: Carolina Rocha Abreu
Primeiro período
Central de compras de cosméticos
Mercado
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos-ABIHPEC, o setor detém hoje o terceiro maior mercado mundial, apresentando crescimento de 10,6% nos últimos treze anos. Em 2009, mesmo com a crise mundial que reduziu investimentos e faturamento de vários setores, o segmento manteve o ritmo e o bom desempenho.
Segundo dados do site cosmética em foco (www.cosmeticaemfoco.com.br), no Brasil, a cada ano as vendas de produtos de embelezamento masculino crescem em média 10% ao ano. Hoje, 1 em cada 10 brasileiros usa algum tipo de cosmético para retardar o envelhecimento. Há cerca de quinze anos falava-se em menos de 1 em cada 100. Os homens precisam de cuidados especiais e produtos desenvolvidos especialmente para seu tipo de pele e cabelos, pois possuem características diferentes das mulheres. A pele do homem é normalmente mais oleosa, tem um pH menor, tem ainda um maior fluxo de oxigênio do que a feminina e conta com uma quantidade maior de pelos. Por este motivo, algumas matérias-primas são diferentes das utilizadas em produtos femininos.
É importante lembrar que para serem considerados orgânicos, os produtos devem passar pelo processo de certificação, o qual consiste no procedimento por meio do qual se verifica se os insumos utilizados, os processos produtivos, armazenamento das matérias-primas, embalagens, rotulagem, instalações, tratamento de resíduos seguem normas estabelecidas por agências certificadoras, garantido ao consumidor final a qualidade natural/orgânica dos produtos adquiridos. O Instituto Biodinâmico e o Ecocert certificam e regulamentam os produtos orgânicos no Brasil, garantindo que estes estão dentro das normas de qualidade e sustentabilidade
Localização:
Fabrica: Manaus ponto de venda central: Rio de Janeiro
Exigências legais específicas: Consulta Comercial
Antes de realizar qualquer procedimento