Plano de Negócios
1.1 Considerações
“Planejamento é uma atividade contemplativa, abstrata, às vezes até filosófica, que nem sempre produz resultados mensuráveis a curto prazo ou de forma tangível ou visível. O planejamento estratégico requer que todos os aspectos do empreendimento sejam considerados e relevantemente manipulados com o mesmo grau de importância e dedicação. A empresa tem que ser planejada como um conjunto onde marketing, produção, finanças e recursos humanos sejam todos importantes e partes desse universo comum” – U.W.Rasmussen.
Segundo Kotler, Planejamento Estratégico (Empresarial) é um processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades do mercado que está em permanente modificação.
O planejamento estratégico evoluiu por três estágios distintos ao longo das últimas três décadas:
No primeiro estágio, planejamento significava pouco mais que orçamento e previsão de vendas. Limitava-se apenas em prever e controlar o desempenho financeiro do negócio.
No segundo estágio, o plano de marketing é evidenciado e precede os demais planos e o próprio orçamento. Pelo plano de marketing leva-se em conta tendências do meio ambiente, mudanças no comportamento do consumidor, concorrência e mercados. Embora o plano de marketing guia o desenvolvimento dos demais planos funcionais (produção, finanças, etc.) ele não os dita.
No terceiro estágio, o planejamento do “negócio” precede o desenvolvimento dos demais planos. É um plano estratégico que integra todas as atividades da empresa em busca de objetivos comuns. Esses objetivos são determinados com base nas oportunidades de mercado e na capacidade da empresa. Então, a definição do negócio e de seus objetivos é o primeiro passo em todo o processo de planejamento estratégico.