Plano de negócios de salão de beleza
O mercado de beleza no Brasil é considerado o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Entre os anos de 1996 e 2009, o mercado brasileiro de beleza viu seu faturamento quintuplicar alcançando, em 2009, a quantia de R$ 24,9 bilhões (Efe, 2011). Tal crescimento se deve principalmente ao desenvolvimento da indústria, ao aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta.
Nesse cenário, as oportunidades de emprego dentro da área de salões de beleza de cresceram 278,9% no período que se estende de 1994 a 2010 (BELEZA de mercado..., 2011). Entretanto, embora as oportunidades de trabalho sejam grandes, há uma grande demanda por profissionais especializados. Tendo em vista a demanda cada vez maior por profissionais especializados, uma das dicas para se diferenciar no mercado da beleza é a especialização. Devido à grande variedade de tratamentos disponíveis, os clientes têm buscado cada vez mais serviços de coloração, podologia, tratamentos capilares completos, esteticistas, entre outros.
O ramo da beleza está entre os que mais cresceram no Brasil em 2010 – cerca de 16%, segundo a consultoria especializada Rizzo Franchise. Com um faturamento no ano passado de R$ 9,1 milhões (8,3% maior do que em 2009), o mercado de estética deve crescer 14,5% em 2011. “Hoje a sociedade tem cada vez menos preconceito contra homens que se cuidam, o que torna esse público altamente promissor”, afirma Alain Guetta, Presidente da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro (ABF-RJ).
Os bons resultados vão além do sucesso das clínicas de estética, atingindo também o mercado de produtos de beleza, Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec), o setor no Brasil vem apresentando expansão de ordem de 10% ao ano, tendo fatu
“Renda maior aumenta gastos com beleza e faz salão o negócio da vez”.
Muitos empreendedores têm apostado alto na vaidade do brasileiro e ajudado a