plano de negócio
Segundo Salim (2005), Plano de Negócios ou Business Plan é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento, onde se é gerado um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.
É um instrumento que percorre todas as etapas de planejamento de um negócio: a oportunidade de mercado detectada, o planejamento estratégico, a análise de mercado, o desenvolvimento do plano de marketing, a estrutura de operações e as projeções financeiras. Ao fazer esse percurso, torna possível verificar se um negócio é viável, se é lucrativo e se agrega valor aos sócios.
Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases reais: um Plano de Negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma nova empresa, uma empresa incubada ou em um novo negócio para uma empresa existente, e de sensibilizar parceiros e investidores.
Quem lê o Plano de Negócios?
Possíveis públicos-alvos para o seu Plano de Negócios (Business Plan)
Sócios potenciais
Parceiros
Bancos
Intermediários
Investidores – fundos de capital de risco
Gerentes e pessoal da empresa em geral
Executivos de alto nível
Fornecedores
Clientes potenciais
Empregados
Alguns pré-empreendedores, talvez por disporem de algum tempo e dinheiro “sobrando”, preferem iniciar um negócio sem um plano detalhado; fazer um vôo cego. Este não é o perfil do empreendedor de sucesso, que não assume riscos elevados e sabe aprender com os fracassos. Porém, se você começar um negócio sem planejamento, talvez seja difícil até mesmo descobrir as causas do insucesso...
Quanto ao Plano de Negócios é importante lembrar que:
Deve ser completo, bastante claro, ter linguagem simples (evite, sempre que possível, termos técnicos, siglas, etc).
Será um guia durante a implantação da sua empresa.