Plano de Negócio
Para que o tema plano de negócios, que é o foco deste projeto possa ser compreendido com facilidade, é necessário abordar conceitos importante, quais sejam: empreendedor, identificando oportunidade, inovação, plano de marketing, plano operacional, logística, plano de recursos humanos e análise financeira que serão apresentados a seguir:
1.1 Empreendedor
O empreendedor tem a habilidade de criar novas oportunidades de negócios e prover recursos necessários para obter vantagens e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado (DORNELAS, 2001, p. 19).
O empreendedor é um indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, possui caracteristicas diferenciadas de se dedicar às atividades da organização e administração, transformando conhecimentos em novos produtos ou serviços, gerando assim um método com o seu próprio conhecimento.
Segundo Dornelas (2001, p. 37), “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Ao abrir um novo negócio é necessário realizar uma auto-análise para saber se está mesmo disposto a enfrentar desafios, e, ter o conhecimento do produto a ser oferecido para o consumidor.
Iniciar um negócio pequeno possibilita ao fundador a oportunidade de testar comercialmente o conceito de novo produto ou serviço e sentir como os clientes responderão em relação a preço, local de compra ou variações do produto. Embora se recomende que o empreendedor defina claramente seu público-alvo, em vez de sair ”atirando para todos os lados”, na prática é necessário, muitas vezes, uma experimentação do negocio, antes que se possa delimitar claramente os nichos a serem perseguidos (AIDAR, 2007, p. 15).
O que