ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: TEXTO REMANESCENTE
Fabricia....
Professor ...
Instituição
Curso - Disciplina
Data
RESUMO
As demonstrações contábeis envolvem a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira. A posição patrimonial e financeira da entidade é afetada pelos recursos econômicos que ela controla sua estrutura financeira, sua liquidez, e sua capacidade de adaptação ás mudanças no ambiente em que opera. As informações referentes ao desempenho da entidade, especialmente a sua rentabilidade, são requeridas com a finalidade de avaliar possíveis mudanças necessárias na composição dos recursos econômicos que provavelmente serão controlados pela entidade. As informações sobre os resultados são úteis para prever a capacidade que a entidade tem de gerar fluxos de caixa.
Palavras-chave: Demonstrações contábeis; Patrimônio; Financeira.
1 INTRODUÇÃO
As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual.
2 ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS, 2008, p.3).
De acordo com o CPC (2008) demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transações. Elas são agrupadas em classe de acordo com as suas características econômicas. As classes são chamadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no