Plano de negócio
Basicamente existem três tipos de resistores, fio, carvão e filme metálico. O primeiro em fios resistivos da família dos nicromo baseado na espessura e comprimento total para se obter a resistividade técnica bem antiga, mas ainda utilizados quando precisamos de potência alta (watts).
O segundo na própria massa (materiais condutivos ou isolantes junto com o grafite ou carvão) e ou na forma, espessura e largura enrolada em helicoidal sobre um isolante.
O terceiro trata-se de uma camada metálica de material resistivo depositada sobre uma base isolante, (a resistividade depende da condutividade do material depositado e de sua espessura e da espiral) (sendo que este último tem valores bem precisos, “de precisão”)
Basicamente existem duas nomenclaturas para resistores uma por código de cores utilizado em resistores comuns.
E código numérico, em resistores SMD, “montagem direta na superfície das placas”, utilizados quando temos que reduzir bastante um circuito.
Tipos de resistores
Os tipos de resistores são classificados conforme o material utilizado e o aspecto construtivo. Alguns tipos de resistores são apresentados a seguir:
•
resistores de carbono; resistores de fio; resistores de filme.
Resistores de carbono
São resistores constituídos de uma mistura de carbono e ligas aplicados como uma capa em tubo de vidro ou moldada em uma estrutura densa, como mostra a figura.Os valores são apresentados em código de cores, que será abordado mais à frente.
Resistores de fio
São resistores constituídos de fio de área transversal desejada, enrolado sem um tubo de cerâmica e protegidos contra problemas mecânicos por uma capa de silicone ou esmalte. São usados geralmente para dissipar grandes quantidades de potência (watts), o que será abordado mais tarde.
Resistores de filme
São resistores constituídos de um núcleo cilíndrico de cerâmica ou epóxi,sendo depositada sobre este, por meio de um processo químico, uma camada de filme de carbono ou