Plano de Negócio
Para isso, foram desenvolvidas ferramentas sendo algumas mais ou menos eficazes que as outras. Paradigmas vêm sendo quebrados para se alcançar resultados melhores, o que não é uma tarefa das mais fáceis, face a um tratamento de dados que envolve máquinas, técnicas operacionais, métodos e principalmente pessoas, sendo estas as mais difíceis de serem trabalhadas em qualquer tipo de análise.
Cerca de 75% das peças produzidas nas indústrias metalúrgicas o são em lotes menores que 50 peças, sendo que existe a tendência de aumentar a diversificação de peças e produtos aumentando a necessidade de novas técnicas de planejamento da produção. Em alguns casos, cerca de 95% do tempo gasto para produzir uma peça, resulta de movimento de material pela fábrica e espera ao pé da máquina, além disso o conjunto de peças é desordenado e o planejamento de processos se torna uma tarefa muito difícil, e geralmente longas filas são formadas, durante o processo produtivo, devido a gargalos. O aumento da produtividade pode ser conseguido com a redução do fluxo de informações necessária para o projeto, e reorganizando o setor produtivo. Para isso se utiliza a Tecnologia de Grupo (TG).
A TG pode ser vista como a base para a integração total de uma indústria no sentido de proporcionar uma organização básica de todos os componentes a serem produzidos pela fábrica, através da classificação e codificação destas em características similares.
São empregadas técnicas de Classificação e