Plano de negócio
O Plano de Negócios, também referenciado como plano empresarial origina-se do termo inglês Business Plan, geralmente este é escrito ou produzido por empreendedores quando se há a intenção de iniciar um novo negócio, porém, também podendo ser utilizado como ferramenta de gestão e marketing interno.
Para se iniciar um novo negócio, o primeiro passo é possuir uma boa ideia, porém, somente este fato não se basta, é de essencial importância possuir um bom planejamento para estruturar e tornar possível esta ideia. Por isso, desenvolver um bom Plano de Negócios é essencial para quem busca alcançar o sucesso em seu empreendimento.
O Plano de Negócios funcionará, então, como um mapa a ser seguido pela empresa, orientando o empreendedor com informações referentes ao mercado onde este irá adentrar através de seu negócio, assim, informará ao empreendedor aspectos como: produtos e serviços a serem oferecidos, possíveis clientes, fornecedores, concorrentes os melhores pontos para estabelecer o negócio, dentre outros. Também, através de projeções de faturamento, despesas e custos, o plano apresenta ao empreendedor a viabilidade para o seu negócio.
Desta forma, o Plano de Negócios oferece uma grande vantagem ao empreendedor, pois através deste é possível que se identifique erros enquanto estes ainda estão no papel, podendo assim os evitar em seu negócio. Em razão disto, é necessário que esta ferramenta seja bem elaborada, contendo inúmeros detalhes em seu planejamento. Porém, este ainda deve constantemente estar aberto para possíveis atualizações, orientando o empreendedor não somente na abertura do negócio, mas também em seu desenvolvimento.
Um dos primeiros passos para a formação do Plano de Negócios consiste na coleta de informações sobre o mercado, sendo assim, inúmeros outros aspectos surgem a partir deste, como: perfil do público alvo, produtos e serviços oferecidos, concorrentes, necessidades do mercado, fornecedores, dentre outros. Estes