plano de negócio
Apresentação
Este negócio consiste na montagem de uma loja que comercializa roupas e acessórios infantis e infanto-juvenis, tais como calças, bermudas, blusas, peças íntimas, bonés, meias, cintos, acessórios para os cabelos, calçados, entre outros.
A comercialização de produtos voltados para o público infantil e infanto juvenil exige sensibilidade, criatividade e muita informação. Este segmento é extremamente dinâmico e diversificado, pois lida diretamente com as variações nas tendências da moda, que ocorrem a cada estação e possibilita a atuação com produtos populares ou sofisticados, clássicos ou esportivos.
Mercado
O mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais. Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta no mercado, como por exemplo o aumento significativo das vendas no período de Natal, Dias das Crianças, Páscoa etc.
O empreendedor que pretende abrir seu negócio neste ramo, deve ter em mente aspectos com foco no mercado consumidor, estrutura da loja, administração do empreendimento, capacidade de se adaptar as exigências do mercado e o controle rigoroso na qualidade dos produtos e, em especial, no atendimento. Até um tempo atrás, as crianças e os adolescentes não eram considerados um público consumidor, no entanto, desde que os empreendedores descobriram este nicho de mercado, o setor só cresce. Os consumidores são bem definidos, crianças de 0 a 9 anos e adolescentes dos 10 aos 14 anos, chamados de "teens". No Brasil, eles representam um contingente de aproximadamente 17 milhões de pessoas. E muitas empresas como, por exemplo, Renner, C&A e Riachuelo, dedicam atenção crescente à moda jovem, tanto para pré-adolescentes como para adolescentes propriamente ditos. É o nicho que mais cresce no setor de varejo da moda. Como fornecedores podemos citar as fábricas de roupas e acessórios, confecções e