Plano de negocios
1. Análise das Demonstrações Financeiras.
Os índices financeiros podem ser divididos em quatro grupos básicos: - índices de liquidez e atividade. - índices de endividamento. - índices de lucratividade. - índices de cobertura.
Os dois primeiros grupos de índices baseiam-se basicamente no Balanço Patrimonial. Enquanto os outros dois grupos de índices na Demonstração de Resultados do Exercício.
Haverá mais ênfase nas medidas de liquidez e lucratividade, uma vez que fornecem as informações mais importantes para a sobrevivência a curto prazo da empresa. Como para sobreviver no longo prazo é necessário sobreviver a curto prazo, esses índices são mais enfatizados.
Os índices de endividamento e cobertura são úteis somente se for possível se certificar de que a empresa terá sucesso a curto prazo. Um credor só fornecerá dinheiro se sentir que a empresa poderá honrar os compromissos.
1.1. Medidas de liquidez e atividade.
Determina-se a liquidez de uma empresa pela sua capacidade em satisfazer suas obrigações, a curto prazo, na data do vencimento. A liquidez não se refere só às finanças totais da empresa, mas também à sua capacidade de converter certos ativos e passivos circulantes em caixa.
1.1.1. Medidas de Liquidez Global da Empresa.
Suas três medidas são: Capital circulante líquido; índice de liquidez corrente; índice de liquidez seco.
Capital circulante líquido.
É o ativo circulante (Caixa, Títulos negociáveis, Duplicatas a receber, Estoques, etc.) menos o passivo circulante (Duplicatas a pagar, Notas promissórias a pagar, parcela do Exigível de Longo Prazo que vence no período, Itens de Despesas a Pagar, etc.).
Este cálculo não é muito útil para comparar o desempenho de empresas diferentes, mas sim para controle interno. Quase sempre o contrato, através do qual se incorre num empréstimo de longo prazo, determina especificamente um nível mínimo de capital circulante líquido, que precisa ser conservado pela