Plano de Negocios
A BASE DO SUCESSO DO EMPREENDEDOR
1
Prof. Heinrich Führ
RESUMEN
La competitividad tiene impuesto para las organizaciones una búsqueda incesante por mejores resultados a fines de garantizar el crecimiento y la perpetuación en el mercado.
En este artículo estoy presentando de manera clara y objetiva la importancia del uso de herramientas capaces de auxiliar en la gestión de sus emprendimientos.
Palabras clave: Competitividad; Plan de Negocios.
1- INTRODUÇÃO
Com o constante aumento do desemprego e das aposentadorias voluntárias, muitos ex-funcionários de empresas têm se jogado, sem qualquer preparo, na aventura de montar um negócio próprio, com o sonho de independência financeira, de liberdade e até mesmo com a concepção de ficar rico.
As pessoas muitas vezes têm grande dificuldade em falar sobre suas visões, mesmo quando essas estão claras. Por quê? Porque temos plena consciência dos hiatos entre nossa visão e a realidade. “Gostaria de montar meu próprio negócio”, mas “não tenho o capital”. Ou “Gostaria de exercer a profissão de que realmente gosto”, mas “tenho que sobreviver”.
Normalmente, devido à ansiedade e a pressa em iniciar o seu negócio, o novo empreendedor vai à luta e abre a sua empresa, mas toma esta decisão sem nenhum planejamento, sem plano, sem estratégias para o empreendimento, sem
nenhuma análise de custos ou administração financeira, enfim, começa seu negócio acreditando na sua idéia, na sua intuição e na sorte.
Empreender é muito mais do que obter seu próprio negócio, significa OUSAR, tomar INICIATIVAS, ser
PERSISTENTE, ver OPORTUNIDADES nos problemas, estabelecer PARCERIAS, ver o ALÉM - o horizonte...
Alguns desses novos empreendedores vencem e vê seus negócios prosperarem, mas infelizmente, no Brasil, a maioria fracassa. O fracasso ocorre por vários motivos, como: falta de preparo em gestão, problemas financeiros, baixo conhecimento do mercado, etc., mas sem dúvida, uma das