Plano de negocios
Pet Shop ou loja de animais é o nome dado a um estabelecimento comercial especializado em vender filhotes de animais, alimentos e acessórios, além de oferecer serviços de embelezamento como banho, tosa e perfumaria. De acordo com Jornal Folha de São Paulo (2013), Os pets shops surgiram na cidade no início dos anos 1980. Até então, os poucos produtos para cães e gatos, como ração, coleiras e comedouros, eram vendidos em aviculturas, que ainda existem na periferia e no interior.
O mundo dos animais de estimação ganhou nos últimos anos, ares de sofisticação e luxo. Criado como “ pessoas da família” nas grandes cidades, os chamados pets já não comem restos do almoço, nem tomam banho de mangueira no quintal de casa. Eles frequentam salões de beleza especializados, onde podem alisar os pelos e banhar-se em ofurôs, passeio com petwalkers (passeio com o cão diariamente sob a responsabilidade de uma baba), dormem sob os carinhos petsitter (uma baba para o seu cão levando todo o cuidado até a casa do animal), e podem até mesmo acasalar em motéis, se hospedar em hotéis, ficar internado em hospitais. E quando morrem, podem ser cremados ao invés de enterrados.
Pesquisa de mercado feita pela consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza e patrocinada por empresas como Nestlé e Pfizer, esse tipo de comércio concentra 68% das vendas de produtos e de serviços para animais de estimação no país, em seguida, vêm os supermercados. O segmento Pet é um dos que mais crescem nos setores de comercio e serviços. O Objetivo do Sebrae é apoiar esses empreendedores para que sobrevivam nesse mercado competitivo que já representa 0,3 % do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. As Parcerias entre Conselho Regional de Medicina Veterinária e Abinpet possibilitara uma aproximação com investidores e interessados em empreender neste setor. O Rio de Janeiro é o segundo maior em mercado pet do Brasil. Os Pets Shop tem sido um paraíso de compras para quem tem