plano de negocios
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor TUTORA CRISTIANE MARIA DEFALQUE.
Anhanguera Educacional
2014
Evolução histórica do Seguro no Brasil
O seguro no Brasil teve início no mesmo ano em que o Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança, no dia 28 de Janeiro de 1808 oficializou em salvador uma carta régia promulgada Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, esse ato, deixou caminho para negociações de importação e exportação de outros países com o Brasil.
A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", seu objetivo era operar no seguro marítimo, mas operava segundo as leis Portuguesas, somente com a criação do Código Comercial Brasileiro (lei 556/1996), é que o seguro marítimo foi regulamentado, com isso houve o incentivo de aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas também com o seguro terrestre e o seguro de vida.
Visando a proteger os interesses econômicos do país, foi promulgada, em 1895, a Lei n° 294, determinando que as reservas técnicas de empresas estrangeiras fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos.
O Decreto n° 4.270, de 1901, e seu regulamento anexo, conhecido como "Regulamento Murtinho", normatizaram o funcionamento das companhias de seguros já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional. O Regulamento Murtinho criou a