ciencia da computacao
Professora: Janaína Barbosa
1. Será ausência de doença?
2. Será uma filosofia de vida?
3. Será uma forma de bem-estar?
PREOCUPAÇÃO ANTIGA
Grupamentos ou tribos – nômades – se deslocavam em busca da sobrevivência (clima)
Pensamento mágico, religioso e sobrenatural
Ex. Vontade dos deuses
Estes viajavam constantemente buscando alimentos, defesa do grupo e também pela segurança, pois este estavam constantemente sob ataque de animais, do clima e também da escassez de alimentos.
PREOCUPAÇÃO ANTIGA
Desenvolverem uma maior resistência, devido aos motivos já citados, eles também acabaram por contrair doenças não características de seu povo, doenças contraídas tanto de outros povos, quanto transmitidas por também já citados, plantas, animais e ambientes.
Tais doenças assim como todas as contraídas por este povo eram justificadas como sendo algo mágico, sobrenatural, de origem divina. Após o povo nômade instalar-se em um local fixo, essa civilização, assim como outras, justificavam as doenças como sendo decorrentes de forças externas vindas de forças sobrenaturais ou elementos da natureza.
Cristianismo
Causas das moléstias – pecado, mau espírito que domina a alma e o corpo do doente
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
PRÉAs origens do universo estão na matéria-prima:
Fogo
Água
Ar
Terra
TEORIA DOS MIASMAS
A origem das doenças situava-se na má qualidade do ar, proveniente das emanações oriundas da decomposição de animais e plantas
TEORIA DOS MIASMAS
Durante a Idade Média, prevaleceu a teoria Miasmática, a qual considerava que a doença era causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos (do grego miasma, mancha) que se originavam na atmosfera ou a partir do solo. Essas substâncias seriam posteriormente arrastadas pelo vento até a um possível indivíduo, que acabaria por adoecer.
O termo "malária" tem origem em mala aria (maus ares),
acreditando-se