Plano de negocios
X
LIBRAS
AULA 01
04/07/2007
Ana Claudia Castilho
Pedagoga Hab. em Educação Especial: Deficiência da Audiocomunicação e
Intérprete de LIBRAS anaclaudiacastilho@gmail.com JUSTIFICATIVA
Os surdos são pessoas que fazem parte de uma minoria lingüística e que, portanto, têm o direito de participar das experiências de aprendizagem com a mediação de sua língua natural – a língua de sinais. Além disso, tem o direito de aprender a língua oficial de seu país: a Língua Portuguesa. Essa situação configura a necessidade de uma educação bilíngüe para surdos.
SUJEITO DA APRENDIZAGEM
A surdez é uma experiência visual que traz ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experiências cognitivo-lingüísticas diversas, mediadas por formas de comunicação simbólica alternativas, que encontram na língua de sinais, seu principal meio de concretização.
DEFINIÇÕES
Surdez
Redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons, devido a fatores que afetam o aparelho auditivo (visão clínica). É uma condição natural que não precisa ser vista como uma deficiência ou uma doença que necessita de cura. O grau da surdez, a idade ou o estágio em que ela ocorreu, a forma de comunicação, dentre outros aspectos, devem ser levados em consideração ao se definir qual apoio pedagógico será necessário no espaço acadêmico.
Deficiente Auditivo
Termo técnico utilizado para denominar as pessoas que apresentam uma perda sensorial auditiva. Geralmente este termo não é utilizado pelo grupo que pertence à comunidade surda.
Surdo-Mudo
É uma denominação arcaica e incorreta para se referir ao surdo. Este termo não é utilizado pelo grupo que pertence à comunidade surda, pois MUDEZ é a impossibilidade de falar ou problema relacionado à emissão da voz (órgão fono-articulatório).
Para facilitar a comunicação com a pessoa surda: • A forma mais adequada para