plano de negocios de xyu
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLEIZILENE SANTOS DE CASTRO
Estudo da viabilidade econômico-financeira de um bar na cidade de Belém
BELÉM – PARÁ
2004
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLEIZILENE SANTOS DE CASTRO
Estudo da viabilidade econômico-financeira de um bar na cidade de Belém
BELÉM – PARÁ
2004
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos aumentou consideravelmente o número de empresas no país. Estas empresas vão desde um pequeno negócio a mais diversificada indústria, abrangendo praticamente todos os ramos empresariais. Muitas dessas empresas, nascidas sem a necessária orientação gerencial, não chegaram a completar seis meses de vida, transformando em autêntico pesadelo o sonho de brasileiros que foi o de tornar-se dono do próprio negócio.
Para se abrir uma empresa, deve-se levar em conta que o sucesso de qualquer negócio depende, sobretudo, de um bom planejamento. Embora qualquer negócio ofereça riscos, é preciso prevenir-se contra eles.
Dificilmente um empreendimento em que o verbo planejar não seja conjugado atinge resultados expressivos. E sem dúvida, no caso de um novo negócio, tenha ele o tamanho que tiver, é necessário um plano de Negócio. Por uma simples razão: abrir um negócio sem antes fazer um plano de negócio é como fazer uma viagem de avião sem mapa, sem plano de vôo e sem ter fixado antes o destino a que se quer chegar. A elaboração do plano de negócio funciona como uma espécie de “antídoto” para diminuir a mortalidade das novas empresas e para garantir o crescimento das empresas já existentes.
Com isso, este estudo tem por objetivo mostrar a viabilidade econômica de um empreendimento com base no plano de negócios, a fim No regresso a sua terra natal, os estudantes californianos levaram consigo a novidade, instalando ali um novo estabelecimento com o nome de bar, que, inspirado nos moldes