Plano de negocio
Suas características são bem definidas, apresentando grande força física e experiência, apesar de através dos tempos, enfrentarem discriminações e desvalorizações.
Entretanto continuam atuando como verdadeiros instrumentos braçais, podendo realizar o trabalho que a indústria e o comércio tanto necessita, trabalham continuamente, muitas vezes, à noite, de madrugada, e são sim os verdadeiros “trabalhadores eventuais”.
Do ponto de vista humano e profissional, podemos afirmar que estes trabalhadores não são lembrados por nossas autoridades e marginalizados por nossa sociedade, mesmo estando atuante fora da faixa portuária a mais de décadas, prestando relevantes serviços a sociedade, sendo também figura importante no desenvolvimento econômico de nosso país.
Este processo, do ângulo desenvolvimentista, é de grande facilitação e comodidade ao setor econômico, pois é sem dúvida uma forma de trabalho muito mais prático e eficiente, tendo em vista o ritmo de produção que a empresa possa empreender de acordo com suas necessidades, requisitando esses trabalhadores quando melhor lhe convir.
Isto se intensificou, em vista da harmonia entre produção e consumo, cada dia mais importante no inevitável crescimento do mercado, dado ao aumento significativo da industrialização de mercadorias disponibilizadas para consumo, influindo indiretamente pelas mudanças na qualidade de vida da maior parte das pessoas atualmente.
Evidente então, afirmar sobre a necessidade de valorizar segmento dessa natureza, porque firma a parceria intrínseca no direito do trabalhador e de sua harmonia entre capital e trabalho.
Demonstramos que, a existência e organização de categoria profissional de trabalhadores movimentadores de mercadorias avulsos fora da faixa portuária é tão antiga quanto nos portos, pois nasceu da natural adaptação desses trabalhadores outrora nos armazéns e intensificando-se ao longo do tempo com o crescimento e modernização do parque