Plano de Negocio de Tomate
ALBERTO CHIPANDE
Escola Superior de Engenharia
Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária
Proposta de Plano de Negocio de Tomate
Elaborado por:
Jerson Rui Melo Passadas
Leopoldina Dionísio Rego
Beira
Agosto de 2013
Introdução
A agricultura é a principal actividade da população Moçambicana, mais de 70% das famílias vivendo na zona rural depende inteiramente desta actividade.
O contributo da agricultura no produto interno bruto (PIB) é de cerca de 23% e representa apenas 20% das exportações e, este sector constitui a fonte de renda para um pouco mais de 70% da população Moçambicana.
A agricultura em Moçambique é caracterizada por baixa produtividade e baixa renda, tendo como a fraca disponibilidade de insumos, falta de tecnologias melhoradas e limitado acesso aos serviços financeiros e outros de suporte os factores que contribuem para tal.
O presente projecto; tem em vista a produção de tomate, numa área de 1ha respectivamente. A zona de Cerâmica localizada na cidade da Beira Província de Sofala, local de implementação do projecto, possui grande potencial agrícola para a produção da cultura em causa, devido a sua localização agro-ecológica.
O presente plano faz o arrolamento das principais acções definidas como sendo de primordiais importância para a implementação do projecto e o alcance dos objectivos preconizados, acções tais como análise dos constrangimentos, potenciais, necessidades em recursos financeiros, materiais e humanos, operações culturais e a previsão do rendimento.
O projecto será implementado pelos estudantes finalistas do curso Agro-pecuária do ISCTAC, Jerson Passadas e Leopoldina Rego, necessitando para o efeito de um financiamento na quantia de 10.00 (Dez Mil Meticais).
Objectivos
Geral:
Produzir e comercializar tomate.
Específicos:
Criar postos de trabalho;
Aumentar a renda familiar contribuindo assim para a