redação
Na redação dissertativa é predominante o argumento, embasado em pesquisas e conhecimentos gerais, já na narrativa o autor deverá descrever uma ação ou um conjunto de ações, desta forma antes de começar o texto o melhor é definir quem serão os personagens, o cenário, o tempo e o enredo da trama.
A narrativa na redação vem de narrar, que por sua vez vem de contar, neste caso um acontecimento ou um fato, e para ilustrar ainda mais e prender o leitor na sua redação narrativa, quanto mais descrições você conseguir transmitir sobre o personagem, o cenário e o tempo melhor.
A estruturação da redação narrativa se dá como a dissertativa, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, abaixo você vê como cada uma é representada no texto:
Introdução - É aqui que você irá situar o leitor, falando do personagem, do cenário e do tempo.
Desenvolvimento – Como o nome diz você deverá desenvolver sua narração, ou seja, falar sobre o enredo e preparar o leitor para o ápice, ou conclusão.
Conclusão - Aqui é onde você deveráNarrar é descrever um acontecimento, um caso; todo discurso em que algo é narrado possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo contado.
Para saber como fazer uma boa redação narrativa, necessita-se de uma ótima caracterização de personagens, não podendo levar em conta somente aspectos físicos, pois é importante também, pensar nos aspectos psicológicos de tipos humanos.
Assim como na redação dissertativa, a redação narrativa precisa de introdução, onde serão apresentados os personagens, situando-os no tempo e no espaço; desenvolvimento, parte que constrói-se o enredo e o suspense que culmina o ápice; e de conclusão, que possui inúmeras formas de concluir a narração, sendo o esclarecimento apenas uma dessas maneiras.
Normalmente, o que precisa-se responder em uma redação narrativa é o acontecimento causa a trama, quem são os personagens, a maneira como acontecem os