Plano de negocio de academia de ginastica
O porto da cidade espanhola de Bilbao acaba de inaugurar um pier totalmente automatizado. Capaz de receber 600.000 containers por ano, o terminal é totalmente atendido por uma rede de cabos de fibra-ótica instalada em seu subsolo. Como alguns equipamentos móveis não se adaptam à rede fixa, há também uma rede sem fios, que completa a cobertura de toda a estrutura do porto com tráfego de dados em alta velocidade. Cobrindo uma área de 336.000 m2 , o equivalente a 33 campos de futebol, o porto já está recebendo 600 caminhões por dia, que descarregam seus containers praticamente sem intervenção humana. Já na entrada o sistema fica sabendo o destino do container e sua movimentação passa a ser totalmente automatizada. A partir do momento da descarga, cada container é continuamente monitorado pelo sistema de informática do porto, que é capaz de determinar a exata localização de determinada carga por meio de GPS. São utilizados oitos satélites para a localização, um formato que dá resultados de triangulação excelentes, com uma margem de erro de apenas alguns centímetros. Os guindastes também são controlados por GPS, movendo-se sobre uma linha imaginária estabelecida por dois pontos estabelecidos pelo sistema de satélites.
Nas duas últimas semanas, reportagens especiais mostraram a evolução da cidade de Bilbao e de seu porto, além de detalhes da cultura do País Basco, região que luta pela independência política há mais de um século. Pudemos perceber também a riqueza da culinária bilbaína, baseada nos frutos do mar, além de confirmar; por meio da história de construção do Museu Guggenheim; que a revitalização do porto é uma obra necessária e benéfica para qualquer cidade portuária.
Depois de analisarmos o passado, podemos dizer que o futuro será generoso com o Porto de Bilbao. Graças, principalmente, ao planejamento da Autoridade Portuária local, que percebendo a evolução