Plano de mídia faculdade
A cultura equivale ao modo de vida em todos seus aspectos, em função disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do ponto de vista da sua própria cultura. A cultura organizacional ou corporativa é o conjunto de hábitos estabelecidos por normas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema compartilhado por todos os membros, é a essência expressada pela maneira com que ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. Mais do que isso, a cultura organizacional é uma forma de interpretação da realidade organizacional.
A cultura representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo, aprendida transmitida e partilhada entre os membros da organização. Representa as normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia. A cultura precisa ser alinha da juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização.
A cultura reflete um iceberg. Apenas uma pequena porção do iceberg fica acima do nível da água e constitui a parte visível. A maior parte permanece oculta sob as águas e fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, os aspectos ocultos da cultura organizacional são mais difíceis de compreender, como também de mudar ou sofrer transformações.
Componentes da cultura organizacional
Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas,
1. Artefatos. O primeiro nível da cultura, o mais superficial, coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente quando se depara com uma organização. São todas as coiusas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização.
2. Valores compartilhados. O segundo nível da cultura,