plano de gestao ambiental
6.1 Riscos ambientais
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes/mecânicos que possam trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.
Os conceitos de risco têm sido utilizados em diversas ciências e ramos do Conhecimento e adaptados segundo os casos em questão. Nessas situações, Frequentemente, o termo riscos é substituído ou associa-se a potencial, Susceptibilidade, vulnerabilidade, sensibilidade ou danos potenciais. Neste trabalho, consideramos o risco como a probabilidade de que um evento. –esperado ou não esperado – se torne realidade. A ideia de que algo pode vir a Ocorrer, já então configura um risco. A Edutran está implantando uma política ambiental que venha disciplinar os seus colaboradores, desenvolvendo ações corretivas tanto internas como externas para preservar o meio ambiente, conciliando crescimento e preservação, além de estar preocupada com as gerações futuras.
Agentes Físicos:
São considerados agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibração, pressão anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, infrassom e o ultrassom.
A estes riscos os funcionários estarão expostos apenas risco de ruídos que será quase ínfimo devido os ficarem pouco tempo na empresa e as aulas serem fora do recinto.
Agentes Químicos:
São considerados agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão. Os principais tipos de agentes químicos que atuam sobre o organismo