Plano de emergencia contra incendio
PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO de acordo com o projeto de norma nº 24:203.002-004 da ABNT ( setembro 2000 )
1 Objetivo 1.1 Estabelecer as condições mínimas para a elaboração de um Plano de Emergência Contra Incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as conseqüências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. 1.2 Aplicável para toda e qualquer edificação.
2 Referências normativas As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para melhor serem descritas. As edições indicadas estão em vigor no momento da publicação. Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se aqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir.
NBR 14.276/99 Programa de Brigada de Incêndio Portaria Ministerial (MTb) 3.214/78 - NR-23
3 Recursos Humanos Os procedimentos de emergência contra incêndio podem ser executados por profissional da área de segurança do trabalho, por bombeiro profissional civil, por bombeiro voluntário ou por pessoa com conhecimento do assunto.
4 Alerta O estabelecimento deverá determinar a escolha de um sistema de alerta que seja de fácil identificação e audível em todo o ambiente. Identificada uma situação de emergência, qualquer pessoa pode acionar o sistema de alarme alertando a população.
5 Análise da Situação Após o alerta, deverá ser analisada a situação, desde o início até o final do sinistro, e desencadear os procedimentos necessários, que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente, de acordo com os recursos materiais e humanos, disponíveis no local.
6 Primeiros Socorros Prestar primeiros socorros às possíveis vítimas, mantendo ou restabelecendo suas funções vitais com SBV (suporte básico da vida) e RCP (reanimação cardio-pulmonar), até que se obtenha o socorro especializado.