PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRATICA 1 2 Semestre
...
Nome Aluno: Thiago Bayer,Igor Kober
Prof. Raquel Focking Boeira
Centro Univerisitario Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia da Produção Eng0021 – Prática Módulo II
25/08/2015
1 TEMA/ ASSUNTO: Calor de reação e calor de solidificação 2 OBJETIVOS: Compreender o funcionamento de um calorímetro,comparar o calor liberado na combustão de uma vela com o calor envolvido na mudança de estado de uma substância (cera) e aplicar a Lei de Hess para o cálculo do calor de reações (Entalpia de reações). 3 TIPOLOGIA: O experimento se resume em calcular o calor de reação e o calor de solidificação da vela (parafina). A primeira etapa aquecer o calorímetro montado (água+lata de refrigerante) e obter o calor da reação, tendo os dados de massa da lata e da água, o calor específico de ambos e a variação de temperatura.
4 CRONOGRAMA DA PRÁTICA
Material: Lata,béquer 250ml,vela,água,suporte pra queimar,termômetro.
Procedimento: Em uma balança de precisão,foi pesada uma vela, pesou-se também uma lata vazia e encheu-a com água até 2/3, e pesou-se a lata novamente. Montou-se o calorímetro e mediu-se a temperatura.
Acendeu-se a vela e deixou-a para aquecer a água do calorímetro (a lata) durante mais ou menos um tempo de 5 minutos. Após esse intervalo de tempo, apagou-se a vela assoprando-a cuidadosamente para não perder massa. Agitou-se a água devagar com o termômetro até que a temperatura parasse de subir. Anotou-se então a temperatura mais alta que o termômetro marcou e pesou-se novamente a vela com o suporte.
Colocou-se o tubo com cera dentro da lata,colocou-se água até que toda cera ficasse imersa, aqueceu-a até a sua completa fusão. Colocou-se água o suficiente para cobrir a cera do tubo,mediu-se a temperatura da água e pesou-se o béquer com água. Retirou-se o tubo com a cera e esperou-se até que aparecesse o primeiro sinal de solidificação (aparição de manchas opacas).
Por fim colocamos o tubo com cera no béquer, que serviu como