plano de curso
Disciplina: História
Ano: 7
Professor: Mauro Sérgio da Silva Barroso
I-Justificativa
O homem é um ser que vive em constante processo de aprendizagem, cabe a escola desempenhar um papel mediador entre os alunos e os saberes indispensáveis para a construção do conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade, e fazer-lhe conhecer as características fundamentais do Brasil, de outro país e de sua região em suas dimensões sociais, materiais e culturais, sua identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertencer ao país.
II-Objetivos Gerais Traçar um paralelo da importância dos rios Tigres e Eufrates da Mesopotâmia e os rios Parnaíba e Poti na construção da economia e o desenvolvimento das cidades de Teresina e Mesopotâmia. Objetivos Específicos
. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de medir conflitos e tomar decisões.
.Adquirir um conhecimento aprofundado da estrutura social, politica e econômica de da cidade de Teresina.
.utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
III- Conteúdos .UNIDADE I
.Civilização Mesopotâmica
.Características gerais da Mesopotâmia
.Elementos básicos da economia e da sociedade
. A vida Cultural
UNIDADE II
.Ocupação e povoamento do Piauí
.A mudança da Capital para Teresina
.Economia: o rio Parnaíba – Navegação
IV- Metodologias Aulas dialogadas e expositivas com recursos áudio -visuais , leituras, atividades individuais e em grupo e dinâmicas.
V- Recurso Quadro branco, pincel, cartazes, cartolinas, papel A4, gravuras, textos complementares, aparelho de dvd, data chow, livros didáticos etc.
VI –Avaliação O processo de avaliação se dará de forma dinâmica, um processo continuo, por meio de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas, questionários, comportamentos e frequências nas aulas.