Plano de contas de empresas rurais
O empresário organiza a sua atividade coordenando os seus bens (capital) com os trabalhos adquiridos de outrem, no que se traduz a organização. Esses elementos em que falamos, bens e pessoal, não se juntam por si; é necessário que sobre eles, devidamente organizados, atue o empresário, dinamizando a organização, em sua atividade que levará à produção. A empresa só terá seu nascimento quando se iniciar a sua atividade sob a orientação do empresário.
O fundo de comércio ou estabelecimento comercial é o instrumento da atividade do empresário, ou seja, com ele o empresário se aparelha para exercer a sua vital atividade. O fundo de comércio forma a base física da empresa, constituindo um instrumento da atividade empresarial.
Baseando-se nestes fatos saímos a campo para a coleta de dados aos quais enriqueceram muito a nossa pesquisa, como estudo de caso avaliamos duas empresas comerciais ora determinadas Empresa A e Empresa B, e também um escritório de contabilidade ora determinado Escritório A.
Estudo de caso Empresa A.
Visitamos a Empresa A, que tem por atividade o ramo hortifrutigranjeiro em nossa cidade basicamente na parte de frutas, por se tratar de uma micro empresa conseguimos facilmente entrevistar um dos sócios proprietários ao qual nos deu uma boa visão de um controle contábil em sua empresa, segundo ele toda parte contábil é feita fora da empresa e ficando a cargo da empresa somente a parte de pagamento das obrigações para com o fisco.
Segundo ele um dos maiores