Plano de ação ambiental
Cidade Nova Heliópolis é um bairro localizado no distrito de Sacomã, na zona sudeste da cidade de São Paulo, no Brasil. Composto por catorze glebas possui 41,118 habitantes de acordo com o Censo IBGE de 2010, em uma área de quase um milhão de metros quadrados.
Seus limites são a Avenida Juntas Provisórias e se estende até a divisa com São Caetano do Sul (delimitada pelo Rio Tamanduateí) e a Avenida Guido Aliberti. O transporte público não entra em algumas ruas da comunidade, pois as mesmas são estreitas, então as pessoas se deslocam até as vias principais, como a Estrada das Lágrimas, Avenida Almirante Dela mare, Rua Coronel Silva Castro e Rua Cônego Xavier (Hospital Heliópolis), onde estão localizados os pontos de ônibus.
Heliópolis também fica próxima à linha verde do metrô (Estação Sacomã) e às principais vias de acesso de São Paulo, como a Anchieta Avenida dos Estados. Distante apenas 8 km do centro de São Paulo. Esses fatores contribuíram para seu rápido crescimento populacional. Em 2006, a favela adquiriu o estatuto de bairro, sendo rebatizada como Cidade Nova Heliópolis.
Infraestrutura De acordo com estudo da pedagoga e mestranda na área de paisagem e ambiente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Claudia Soares, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do governo municipal de São Paulo, Heliópolis tem abastecimento de água em 83 por cento de seus domicílios, esgoto em 62 por cento e rede elétrica em 94 por cento das casas. A pavimentação cobre 97 por cento das vias. No geral, 75 por cento do bairro tem infraestrutura urbana.
A renda familiar média é de 479,48 reais, o que não significa que Heliópolis não tenha seus problemas. Como em qualquer comunidade carente, a demanda por serviços públicos é sempre muito acima da oferta, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança. De cada 10 adolescentes de Heliópolis, seis estão desempregados