Mecânica dos Fluidos
2012
Universidade Positivo
Emanuel C. Martinez – 1002694 - NB
Renan B. Thé – 1001613 - NB
Laboratório Mecânica dos Fluidos
Corpo Docente: Cristian Strobel
2012
Sumario
Objetivo:
O foco principal da experiência realizada em laboratório é determinar o volume de um corpo de prova através do principio de Arquimedes.
Introdução:
Graças a Arquimedes (Figura 1), um sábio grego (282-212 AC) que descobriu que um corpo imerso em agua torna-se mais leve, devido à força desempenhada pelo fluido. Denominamos esta força de empuxo ().
Figura 1
Portanto, num corpo submerso em um fluido, encontram-se duas forças (Figura 2): a força peso (), o produto da massa do corpo com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (), devida à sua interação com o líquido.
Figura 2
Ao submergir o corpo totalmente no liquido podemos ter três situações: (E = P) corpo permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso. (E < P) corpo afunda, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso.
(E > P) o corpo é levado para a superfície, à intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso.
Portanto, todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gasoso) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Metodologia
Primeiramente foi utilizado um dinamômetro para realizar as medidas do peso. Para obtermos o peso aparente é preso na ponta do dinamômetro um gancho, para que seja possível segurar o corpo de prova, posteriormente o corpo de prova preso ao gancho e imerso em agua então a leitura no dinamômetro é feita. Feito isso com todos os corpos de prova é realizada a mesma operação, porem o corpo de prova agora não é mais imerso em agua, fica imerso em ar atmosférico. Com