Portugues
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
BACHAREL EM ENFERMAGEM – 1º SEMESTRE
ANA PAULA KUHN
DANE MÁX OLIVEIRA
MARIELLI SOUZA MARQUES
HEMATOPOIESE
Tangará da Serra
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ENFERGAMEM
BACHAREL EM ENFERMAGEM – 1º SEMESTRE
ANA PAULA KUHN
DANE MÁX OLIVEIRA
MARIELLI SOUZA MARQUES
Trabalho apresentado na disciplina de Histologia sob orientação da Professora Mary Costa, do curso de Bacharelado de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.
Tangará da Serra
2012
1 INTRODUÇÃO
O sangue é a massa liquida contida no compartimento fechado, o aparelho circulatório, que a mantém em movimento regular e uni direcionado, devido essencialmente as contrações rítmicas do coração. É considerado um tecido conjuntivo liquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados.
Ele é produzido na medula óssea vermelha e tem como sua função principal a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico.
Pode ser constituído por diversos tipos de células constituem a parte “sólida” do sangue, estão imersas em uma parte liquida chamada plasma. As células podem ser classificas em: leucócitos (glóbulos brancos) que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea). O sangue é composto por : 34% de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas e 66% de plasma (substância intercelular).
As células do sangue circulantes possuem vida relativamente curta e devem ser substituídas por células