plano de aulas dança de rua
Mentores: Rafael Castro, Lucas Ribeiro, Victoria Gonçalves e Cesar Augusto
G
Introdução: A oficina proposta visa o ensino das danças urbanas dentro do ambiente escolar através do presente projeto. Em concordância com as diretrizes do projeto, o principal foco deste curso é o ensino das danças urbanas e os principais fundamentos da cultura que cerca essas danças. Assim possibilitando ampliação do nível cultural dos alunos, bem como benefícios no plano físico, no plano mental e emocional e consequentemente no do convívio social. Pretende-se alcançar esses objetivos aliando o uso de uma linguagem mais próxima do aluno inscrito com uma metodologia de ensino clara, didática e versátil.
As Danças Urbanas são estilos de danças sociais que surgiram, em sua maioria, nos Estados Unidos da América; estilos como popping, locking, house, breaking, hip-hop, etc. Esses estilos se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, através de movimentos coordenados e harmoniosos, o que faz do corpo um meio de comunicação.
Podemos caracterizar a Dança de Rua (Street Dance) inicialmente como uma dança livre; baseada no improviso; onde trabalhamos a coordenação motora, noção de ritmo e musicalidade. Ritmo esse, em que se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas e movimentos acrobáticos coreografados ou não. Por que a Dança?
É notório que as danças urbanas vêm tomando cada vez mais espaço nas mídias televisivas; nomes como o grupo D-Efeitos, Dynamic Poppers, Funk Fockers,Tsunami All Stars, André Bidu, André Rockmaster, Bboy Neguim, entre outros já tiveram destaque em programas como o Domingão do Faustão, TV Xuxa, Ela Dança Eu Danço, e Qual o Seu talento. Entretanto, as mídias pouco se aprofundam sobre essas danças e a cultura em torno delas referências nacionais e\ou internacionais. Fora a isso, é igualmente sabido que a