Plano de aula skate
Enfatizar a importância da prática consciente de esportes dentro e fora da escola tendo como princípio básico a formação lúdica.
2. PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental.
3. OBJETIVO
O objetivo de ensinar a modalidade Skate na escola é fortalecer a socialização, cidadania, o interesse pelo estudo e hábitos mais saudáveis. Dando um momento de interação aos alunos.
4. CONTEÚDO
Ensinar o básico e passar a discrição de todas as modalidades, ensinado algumas na prática.
5. ETAPAS DO PROJETO
No primeiro momento deverá ser passado aos alunos a história do skate e suas modalidades. Em seguida ensinar o básico na prática e com o tempo as diversas modalidades.
6. ESTRATÉGIAS
A aula deve ser ministrada por meio de palestras, demonstrações de atletas e oficinas de skate, com o objetivo de levar os alunos para dentro do ambiente escolar enfatizando a importância da escola e da prática consciente do skate.
7. MATERIAIS
Espaço físico e alguns skates.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser feita através da observação, visualizando as dificuldades e agilidades dos alunos.
.
SKATE
Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia, em uma época aonde reinava o surf. Foram os surfistas que pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.
Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate, surgindo os primeiros skatistas da época.
Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esse esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quando