Plano de aula Proteínas, carboidratos
Respiração celular
As funções celulares dependem de um suprimento de energia derivado da quebra de moléculas orgânicas durante o processo de respiração celular. A energia liberada nesse processo e armazenada em moléculas de adenosina-tritosfato ATP
O ATP funciona como um tipo de bateria celular. a energia fica armazenada nessa moléculas e a célula pode utilizá-la conforme a necessidade. Ao longo das reações que envolvem todo o processo são liberados muitos hidrogênios. Essas moléculas são imediatamente capturadas pela NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) ou pelo FAD (flavina adenina dinucleotideo) considerados transportadores de hidrogênio.
A glicose é o principal combustível da respiração celular, ainda que se possa obter energia dos lipídios, das proteínas e de outros carboidratos.
Fase da respiração celular
A respiração celular ocorre dentro e fora do mitocôndrio, para melhor compreensão, é preciso dividi-la em três fases.
- Glicólise: fase anaeróbica e acontece no hialoplasma (fora da mitocôndria)
- Ciclo de Krebs: sucede a Glicólise e acontece na matriz mitocondrial
- Cadeia respiratória: fase mais energética e ocorre nas cristas mitocondriais
Glicólise.
A glicose é o principal substrato para a reação energéticas, e Glicolise é o principal processo de utilização energético da glicose, presente em todos os seres vivo ,desde a mais antiga e simples bactéria até o mais recente e complexo organismo multicelular.
Ciclo de Krebs
As moléculas de acido pirúvico (piruvato) passam para o interior de mitocôndria, local das próximas fases. Cada moléculas de acido pirúvico sofre perda de um carbono (descarboxilação) eliminado da célula na forma de CO2.
Com a descarboxilação, o acido pirúvico transforma-se em um radical acetil que perde hidrogênio a reage com a coenzima A. o hidrogênio perdido e capturado pelo NAD. Formada então o acetil-coA.
Depois o acetil reage com o ácido oxalacético formando o ácido cítrico. Este, por