Plano de Aula de Ciências: Experiência da bola de papel que não se molha
Já sabemos que o ar que respiramos é vital a todos os seres que habitam o planeta Terra. O ser humano é por sua natureza descrente a tudo aquilo que não pode ver ou tocar. Algumas coisas são fáceis de comprovar a sua existência, já outras não temos como comprovar, apenas acreditar. Não podemos ver o ar, mas sentimos e vemos sua existência no dia a dia. Vamos entender como o ar ocupa espaço, mesmo parecendo, na maior parte do tempo, invisível!
Não conseguimos ver, mas o ar ocupa espaço no ambiente, em objetos, enfim em tudo que podemos tocar, apesar de não conseguirmos visualizar. Para termos a certeza de que o ar ocupa espaço, podemos fazer uma experiência com um copo, algodão e uma vasilha cheia de água. Dessa forma, entendemos e observamos que o ar ocupa espaço.
Plano de Aula
Faixa Etária: 5º ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Ciências
Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de observação e análise.
Objetivos Específicos:
• Entender os elementos existentes no ar;
• Demonstrar que o ar ocupa espaço e está presente em todo lugar que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases.
Conteúdo: Propriedade física do ar.
Tempo estimado: 20 minutos
Espaço: Sala de aula
Materiais necessários:
• Uma folha de papel sulfite;
• Um copo;
• Fita adesiva;
• Uma bacia com água.
Desenvolvimento:
Primeiro Momento:
Explicar que o ar é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais. Nós devemos entender as propriedades dessa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência. Nós sabemos e podemos facilmente demonstrar que o ar